Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O meu «Leitão assado no forno»!


Um leitão de 6 kg no máximo é ideal para que esta receita seja um sucesso.
Em tempos tive uma quinta que produzia quase todos os bens necessários á alimentação exigente que tivemos e continuamos a ter, agora com um terreno mais pequeno e boa organização consigo obter da terra e do espaço circundante à casa grande parte dos hortícolas, algumas frutas e algumas peças de carne que satisfazem de maneira muito especial o meu gosto por cozinhar e criar bons momentos gustativos e de convívio para a minha família maravilhosa.
Ontem o Simão festejou o seu aniversário e como tenho os filhotes todos por perto dediquei-me a fazer um cozinhado que todos apreciam de sobremaneira!   O meu «Leitão assado no forno»!
- Assim lavei muito bem o leitão e barrei-o por dentro e por fora com uma massa: obtida pela trituração de; 2 cabeças de alho grandes, duas colheres de massa de malagueta, 4 colheres de sopa de  azeite, 4 folhas de louro, uns pezinhos de salsa, um pouco de piripiri em pó e sal grosso. Triturei na picadora e barrei o leitãozinho com este preparado por fora e por dentro, despejando no interior do animal o que resta depois de barrar. Cozi bem a fenda ventral e a zona das nádegas, de modo que não restasse qualquer abertura para que o molho não se pudesse escapar. De seguida coloquei o espeto e fixei a zona da cabeça e das coxas com as peças de fixar. Amarrei as patinhas posteriores ao espeto e ficou assim fixado e pronto para levar ao forno. Deixei-o descansar com o tempero umas duas horas para que apaladasse e entretanto aqueci o forno de lenha, este dos que se compram já com um orifício na parede de fundo para fixar o espeto e uma porta dupla com orifício para fazer passar o espeto. Antes eu tinha uma cozinha de lenha com um forno tradicional dos Açores que não tinha forma de fixar o espeto e eu ultrapassava essa dificuldade com uma assadeira de barro grande á qual adaptei uma grelha e pousava a grelha com o leitão de forma que ele se mantivesse isolada do molho que ia destilando e tostasse como era desejado e ia virando a peça de vinte em vinte minutos, trazendo-o fora do forno uma vez em 40 minutos, para lhe dar uma pancada de frio que é essencial para que a pele se torne estaladiça. Também pode assar num forno eléctrico ou de gás grande desde que mantenha o mesmo principio, (isolar do molho para que não recosa e fique mole).
O tempo de assar é de 2 horas e o calor usado num forno de lenha é o mesmo que para cozer pão de milho, isto é depois de varrer atira-se um punhado de farinha de milho ao solo do forno se ela queimar de imediato tem calor de mais, deixa-se arrefecer até que quando se atire a farinha ela vá tostando com algum vigor mas não sendo imediato e que não fique queimada mas sim lourinha. No forno de gás terá que ser uma temperatura alta sem ser a mais alta. No eléctrico deverá ser mais ou menos 230º.
Voltando assadura, depois do forno varrido e o calor regulado, coloca-se a peça no espeto e fechando a porta vai-se rodando o espeto ineterruptamente, na primeira meia hora, depois vai-se mudando a posição constantemente e traz-se ao exterior de 30/30 minutos, para a aspergir (um ramo de salsa), com uma mistura de: (200ml vinho tinto de boa qualidade, 50ml de vinho do porto e 50ml de rum).
Convêm colocar uma assadeira no fundo do forno que vai capatando a gordura e molho que a peça solta durante assadura, juntamente com o molho que se obtêm quando se retira o fio que une o ventre e juntamente com o recheio obtido na assadura, podendo misturar ambos ou individualizar o molho do recheio.
O leitão;
- coloca-se numa travessa inteiro com uma maçã na boca,
-ou trincha-se e coloca-se individualizando as partes características para facilitar a escolha aos convivas. 

Espero que gostem!

Sem comentários:

Enviar um comentário