Pesquisar neste blogue

domingo, 22 de agosto de 2010

Charlote da Tia Lena



Esta sobremesa fez as minhas delícias quando vim passar férias aos Açores com a minha amiga Leonor Sá e a sua encantadora família, e foi mesmo a sua tia Lena (desde então minha também) que me deu a receita que agora públicos, com o aviso, que se não gostarem, serão os primeiros. Dedico-a em especial aos meus grandes amigos Goreth, Sofia e Eduardo Tereso que são seus fãs incondicionais.

Começa-se por fazer um Pão-de-ló (económico):
Ingredientes
3 Ovos (claras em castelo)
250gr. de Açúcar
250gr. de Farinha
2 colheres de chá de fermento royal
12 colheres de água a ferver.

Preparação
Batem-se muito bem as gemas com o açúcar acrescentam-se as doze colheres de água a ferver (batendo sempre para não destalhar as gemas) e de seguida envolve-se a farinha misturada com o fermento. Por fim adicionam-se as claras em castelo e misturam-se suavemente.
Coze-se em forno médio de modo que fique louro clarinho.
Deixa-se arrefecer e entretanto prepara-se
Creme de Chocolate
Ingredientes
200gr de açúcar
3 gemas (claras em castelo)
200gr de manteiga ou margarina
Uma barra de 200gr. de chocolate
Um cálice pequeno de vinho do porto
Uma colher de sobremesa de essência de baunilha.

Preparação
Bate-se o açúcar com as gemas e retira-se uma colher de sopa de manteiga para juntar ao chocolate em barra para levar a derreter em banho-maria ou no microondas, (não deixe ferver o chocolate apenas amolecer).
Junta-se a restante margarina aos ovos e ao açúcar e bate-se bem e depois de deixar arrefecer um pouco o chocolate junta-se à massa anterior seguido do vinho do porto e da baunilha e por fim misturam-se as claras em castelo levemente para não desfazerem.
Leva-se ao frigorífico.
Depois unta-se uma forma de bolo de chaminé, com um pouco de óleo e dispõem-se alternadamente as fatias de bolo e o creme de chocolate sendo que a primeira e a última camada deverão ser de creme de chocolate. Cobre-se a forma com folha de alumínio e leva-se ao congelador umas horas, de preferência de um dia para o outro. Próximo da hora de servir desenforma-se mergulhando um pouco a forma em água quente e vira-se num prato de servir.
Rega-se por fim com o seguinte creme:

Creme de Caramelo
400ml de leite, 2 colheres de sopa rasas de farinha maizena, 2 gemas, 200gr de açúcar, um pouco de essência de baunilha e vai engrossar ao lume até ficar consistente. Deve deixar-se arrefecer antes de cobrir a charlotte e de seguida enfeita-se a gosto. Deve levar-se novamente ao frigorífico e servir bem frio.

Sem comentários:

Enviar um comentário